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Arquitetos: spaceworkers
- Área: 59 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção planeada localiza-se na zona norte de Lousada, uma área em crescimento onde estão a ser propostos novos aglomerados residenciais, espaços culturais e uma rede rodoviária alargada para integrar as infraestruturas existentes. O local da intervenção tem uma forte dinâmica cultural, apoiada pelo Conservatório de Música e, mais recentemente, pela abertura do Centro de Interpretação do Românico. Este novo centro cultural contribuiu para a revitalização da zona e para a expansão norte de Lousada, reforçando a sua identidade como um importante distrito cultural.

Com base na presença deste marco cultural e na futura Praça Românica, que será construída atrás do Centro de Interpretação Românica, este local surge como o local ideal para o novo centro de transporte intermodal da cidade. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana, preservando o caráter tranquilo e autêntico da cidade.

O edifício proposto foi concebido para ser um “habitante silencioso” de Lousada — não para passar despercebido, mas para garantir que a sua presença não perturba a mobilidade da cidade, seja para peões ou veículos. Estrategicamente posicionado, fica próximo do centro sem o invadir, mantendo também a proximidade das principais estradas que ligam Lousada aos municípios vizinhos, evitando assim que o tráfego de autocarros congestione o centro histórico da cidade. Este novo eixo, reforçado pelo centro de transportes, tornar-se-á sem dúvida um marco significativo em Lousada, facilitando o fluxo dos transportes públicos e reforçando as ligações com os municípios vizinhos, aumentando, em última análise, a competitividade regional da cidade.

A estrutura proposta segue o princípio “a forma segue a função”, proporcionando uma resposta clara e eficiente ao seu objetivo: oferecer aos passageiros uma área de espera protegida, garantindo ao mesmo tempo um embarque e desembarque tranquilos, tudo isso sem perturbar a rede viária circundante. Apesar de seu tamanho, o projeto busca minimizar seu impacto, preservando a dinâmica urbana e mantendo a conectividade dos pedestres entre as várias ruas que cruzam este novo nó urbano.

Para isso, a estrutura foi projetada com um único ponto de contato com o solo, reduzindo sua área ocupada e liberando física e visualmente o espaço restante. O telhado, elemento visualmente dominante, foi cuidadosamente projetado com aproximadamente 35% de sua superfície em vidro, garantindo transparência e, consequentemente, a sensação desejada de permeabilidade urbana.

O programa interno da estrutura que sustenta o telhado está dividido em três áreas funcionais essenciais: uma área de espera, um espaço de armazenamento e instalações sanitárias. A área de espera, com aproximadamente 30 m², está equipada com bancos de alumínio para maior conforto, bem como telas montadas na parede que exibem informações essenciais sobre viagens. Este espaço oferece acesso direto a uma área de armazenamento restrita e a um banheiro público, que possui um sistema automático de autolimpeza.

A proposta limita-se ao essencial, concentrando-se nos espaços funcionais necessários ao funcionamento do centro intermodal, incorporando simultaneamente uma abordagem arquitetónica que valoriza o local. Através do seu volume e design, o edifício pretende conferir um caráter renovado e contemporâneo à zona, estabelecendo-se como um marco importante em Lousada.































